Grupo Renal Bahia e nefrologistas celebram inclusão de pacientes de hemodiálise no grupo prioritário de vacinação


Justificativa é que este público-alvo não tem como cumprir isolamento social.

Demanda antiga da seção Bahia da Sociedade de Nefrologia, a inclusão de pacientes com doenças crônicas renais em tratamento de hemodiálise na lista imediata de vacinação contra a Covid-19 foi formalizada, na última sexta-feira (19), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). 

Ao conceder o direito à imunização imediata dos cerca de 9 mil pacientes em hemodiálise na Bahia, a pasta da Saúde corrobora o argumento da entidade que solicita prioridade na imunização, já que o tratamento dessas pessoas as impede de cumprir o isolamento social.

“Pacientes com doenças renais crônicas que fazem hemodiálise precisam, em média, se deslocar três vezes por semana a uma clínica para realizar o procedimento, que tem quatro horas de duração”, explica o médico nefrologista Moura Neto.

Presidente da Sociedade de Nefrologia da Bahia, Neto defendeu essa demanda no mês de fevereiro, noticiada em primeira mão pelo Portal M!, em fevereiro (confira aqui).

Paciente renal transplantado, José Vasconcelos também aplaudiu a decisão de incluir pessoas em hemodiálise na prioridade da vacinação imediata.

Vaconcelos é presidente da Associação de Defesa dos Pacientes Crônicos Renais do Estado da Bahia (Renal Bahia). Ele acrescenta mais um argumento a favor da vacinação rápida das pessoas em hemodiálise: evitar sequelas e óbitos de pacientes em hemodiálise.

“A vacinação a esses pacientes vem com tamanha importância, porque geralmente as pessoas em tratamento de hemodiálise que contraem a Covid acabam morrendo”, pontuou. 

A declaração de Vasconcelos faz sentido. Segundo o boletim epidemiológico da última sexta-feira (19) da Sesab mostra que 68,8 % das 13.885 mortes por Covid-19 na Bahia correspondem a pacientes com comorbidades. Deste total, 917 (6%) pessoas tinham problemas renais.

Fonte: https://muitainformacao.com.br/post/29568-grupo-renal-bahia-e-nefrologistas-celebram-inclusao-de-pacientes-de-hemodialise-no-grupo-prioritario-de-vacinacao-

Conteúdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *